Campanha | #WeWantLeia pede por brinquedos da Princesa Leia na Disney Store

Desde que a Disney adquiriu a Lucas Films, em 2012, muito se comentou sobre a Princesa Leia ser a “nova princesa” da empresa. A Disney é mais do que conhecida por explorar bastante seus produtos licenciados, então criou-se a expectativa de que surgiriam vários produtos Star Wars com a marca Disney, o que de fato aconteceu, mas aparentemente a empresa não parece ter se lembrado que a Princesa Leia faz parte da franquia.

Assim como tem acontecido sistematicamente com as heroínas femininas de filmes da Marvel/Disney, como a Gamora, a Viúva Negra e Big Hero 6, a Princesa Leia tem sido ignorada dos produtos licenciados até na Disney Store, a loja oficial da Disney.

Questionada pelo Twitter há um ano atrás, a Disney Store se limitou a responder a uma consumidora:

– “Atualmente não há planos de ter produtos da Leia na Disney Store, Natalie. Tenha um dia maravilhoso”

A reação foi o surgimento da campanha usando a hashtag #WeWantLeia nas redes sociais. A ausência de personagens femininas dos merchandising de filmes e desenhos tem sido denunciada cada vez mais na internet, em sites como Let Toys Be Toys, The Mary Sue e Man Vs Pink , e claro, aqui no Pac Mãe.

bpolovniuaajo2a-1

#WeWant Leia” by Yakface.com

É importante reforçar o mal que a as empresas causam às crianças ao manter a segregação de gênero através de merchandising. As crianças crescem acreditando que são limitadas à papéis impostos pela sociedade (e reforçados por essas empresas), quando isso nem deveria existir. Assim temos exemplos tristes em que meninas são excluídas de brincadeiras em festa de aniversário, ou criança que tenta suicídio por gostar de algo criado para o gênero oposto. Já sabemos o porquê das empresas continuarem com essa postura segregadora, agora temos que combater, nem que seja mostrando que na verdade elas estão deixando de ganhar com essa segregação.

leia

E vejam aqui os itens relacionado à Princesa Leia na Disney Store. O único produto voltado ao público infantil hoje é um Play Set que te obriga a comprar todos os outros personagens junto e ela ainda está usando a roupa de escrava. Dá para fazer melhor que isso, Disney!

 

Daniela Bandeira

Daniela Bandeira

Mãe do Lucas (7), amante da cultura japonesa, literatura, cinema, animações, séries, games, música e tudo que envolve Disney. Formada em Língua e Literatura Japonesa, porém não atuante na área. Tem a fotografia, a culinária e a costura como hobbies e sonha dar a volta ao mundo.
Daniela Bandeira

Talvez você goste de: